Diante da denúncia de suposto abuso sexual cometido por um sacerdote, o Conselho Nacional de Leigos (CNL) condenou este tipo de crime ao mesmo tempo em que manifestou sua solidariedade com os milhares de sacerdotes que realizam uma entrega generosa de serviço a outros e que por ende não estão implicados neste tipo de condutas.

Através de um comunicado, o CNL expressou sua "dor e indignação" pelos casos de abusos sexuais cometidos por alguns sacerdotes. Entretanto, afirma que "nosso coração conserva uma grande alegria e esperança diante do heróico serviço e entrega generosa da imensa maioria de nossos mais de 14 mil sacerdotes, a quem agradeço por seu ministério e para quem dirijo uma palavra de ânimo e convite a permanecer fiéis em sua vocação de serviço e amor a Deus e à igreja (povo leigo)".

O CNL convida os mexicanos a denunciar os casos de abusos sexuais "com valentia e caridade cristãs", porque são "uma terrível ofensa à vítima sofredora" e atentam contra a família e a sociedade inteira. "Trata-se, insistimos, de um crime, e como tal deve ser penalizado conforme a Direito, independentemente do status do agressor", expressa o texto.

"Devemos demarcar o problema. Não se trata de um pecado privativo dos sacerdotes, tampouco de um problema generalizado, nem abundante. É um problema real, algumas vezes manipulado e maldosamente exagerado, mas muito focalizado, mais não por isso menos grave e importante", afirma o comunicado.

Nesse sentido, o CNL chama a orar pelos ofendidos e pelos agressores, para haja "justiça e saúde para ambos", e "conversão de coração para os segundos". Também convida a rezar para que o Espírito Santo assista os sacerdotes "em suas pessoas e ministério, particularmente nos momentos de prova".

"Vemos necessário e por isso convidamos a todo o povo católico a aproximar-se com profundo respeito e amor fraterno a nossos sacerdotes, para que encontrem em nós e nossas famílias verdadeiros irmãos e irmãs com os que possam compartilhar, recrear-se e crescer harmoniosamente", expressa o CNL.

Finalmente chamam à sociedade "a unir esforços na formação e vivência de valores para a vida diária", porque só assim se dotará de "alicerces sólidos ao novo o México que juntos nos cabe construir".

O comunicado está assinado pelo Presidente e Vice-presidente do CNL, Fernando Rivera Barroso e Salvador Moreno Sánchez, respectivamente; assim como pelo secretário, Luis Carlos Frias de la Rosa, entre outros.