"Petros Eni" (Pedro está aqui), a antiquíssima inscrição achada junto aos restos de São Pedro Apóstolo, é o título da grande exposição que a Fábrica de São Pedro dedicará a partir de 12 de outubro de 2006 e até 8 de março de 2007 à Basílica de São Pedro com motivo dos 500 anos de sua fundação.

A mostra compreende mais de 100 obras-primas procedentes dos museus mais famosos do mundo e se articula em seis seções:

· Na primeira se recorda o acontecimento histórico da fundação e os artistas e arquitetos que definiram o perfil da nova basílica.

· Na segunda, figuram os momentos mais significativos do complexo processo do projeto arquitetônico da realização do monumento, partindo da idéia de Bramante.

· A terceira seção está dedicada à antiga basílica de Constantino, com particular atenção ao projeto arquitetônico e à data de fundação da basílica.

· A quarta se centra no "Ager Vaticanus": dos alicerces da antiga basílica passará à necrópole vaticana.

· Na quinta serão abordadas as personalidades e a obra dos apóstolos Pedro e Paulo.

· A sexta e última está dedicada a dois argumentos chaves: o primado de Pedro e a devoção petrina, com os testemunhos das peregrinações de alguns dos Santos e beatos mais importantes da história da Igreja, assim como de personalidades literárias e artísticas contemporâneas e dos visitantes atuais.

Impressionante recopilação

Conforme informa a Santa Sé, a exposição reúne planos e estudos de importância capital, obra-primas da pintura e numerosos documentos, alguns inéditos, dos principais arquitetos e artistas que trabalharam na construção da basílica de São Pedro como Bramante, Antonio da Sangallo e obras do Rafael, Michelangelo, Tiziano, El Greco, Caravaggio, Bernini, Borromini e Rembrandt.

Além disso, a Fábrica de São Pedro exporá um de seus tesouros mais famosos: a maquete de madeira (1559-1561) realizada segundo o esboço de Michelangelo, junto com algumas peças nunca antes expostas procedentes dos hipogeus da Necrópole Vaticana, assim como o fragmento do muro.