O Papa Bento XVI  aceitou nesta terça-feira a renúncia  como Bispo da diocese de  Puerto Iguazú  a Dom Joaquín Piña Batllevell, SJ,  quem recentemente desatou uma forte controvérsia ao formar e liderar uma coalizão política independente para substituir ao  polêmico atual governador da província de  Missões.

O Pontífice aceitou a renúncia de Dom Piña por limite de idade – o Bispo tinha completado os 75 anos em 25 de maio de 2005-  e designou como novo Bispo dessa diocese ao presbítero Marcelo Martorell, de 61 anos, atualmente pároco do Coração Eucarístico de Jesus, na cidade do Córdoba.

Até assumir o novo bispo, o Santo Padre designou como Administrador Apostólico de Puerto Iguazú a Dom Domingo Salvador Castagna, Arcebispo de Correntes, de tal modo que Dom Piña fica sem vínculo formal com a diocese, embora ainda, como Bispo, permanece sob as normas canônicas que se aplicam aos clérigos em relação a sua participação política.

Dom Martorell será o segundo bispo diocesano de Puerto Iguazú, depois que Dom Joaquín Piña estivesse à frente do governo pastoral desta sede durante pouco mais de 20 anos, de 16 de agosto de 1986 até hoje, 3 de outubro de 2006

O Santo Padre também designou como Bispo de Villa María a Dom José Angel Rovai, de 69 anos, até agora Auxiliar de Córdoba. A diocese de Villa María estava vacante desde 24 de maio desse ano, quando o bispo diocesano, Dom Roberto Rodríguez, foi transferido à diocese de La Rioja.