A Fundação Cardeal Kung denunciou hoje que dois sacerdotes católicos chineses fiéis à Santa Sé, o Pe.  Shao Zhoumin, Vigário Geral da diocese de Wenzhou no Zhejiang e o Pe. Jiang Sunian, Chanceler da mesma diocese,  foram detidos em 25 de Setembro em Shenzhen, província de Guangdong logo depois de visitar diversas cidades européias, entre elas Roma. 

Segundo a Fundação, que monitora os direitos humanos dos católicos na China, os dois sacerdotes foram detidos apenas três horas depois de chegar à sua cidade e foram transladados a um lugar desconhecido.

“Não sabemos onde se encontram ambos os sacerdotes  e tampouco sabemos por que foram presos.  Temos entendido que a polícia pegou uma série de livros e de fotografias trazidas pelos sacerdotes”, assinalou a Fundação Kung.

Ambos os sacerdotes tinham sido previamente detidos em 27 de outubro de  2005 logo e concelebrar uma Missa com ocasião do Ano Eucarístico proclamado pelo Servo de Deus João Paulo II.

O Pe. Shao, por sua parte, tinha sido previamente detido em 1999; o mesmo ano que o Pe.  Jiang foi capturado e sentenciado a seis anos de prisão por publicar livros de Missa.

Joseph Kung,  Presidente da Fundação Cardeal Kung assinalou que “a detenção dos pais  Shao  e Jiang… demonstra que a China não é sincera respeito a melhorar suas relações com o Vaticano e  sua  política de direitos humanos”. 

“Novamente chamo o Comitê Olímpico a tomar nota destas detenções e considerar cancelar os jogos na China o 2008 com o fim de preservar seu bom nome e espírito”, concluiu Kung.