O Bispado de Sigüenza-Guadalajara desmentiu a  manchete de uma nota publicada pelo jornal espanhol El Mundo segundo o qual o Bispo da diocese castelhana, Dom José Sánchez González, teria pedido “documentos para todos” os imigrantes.

“Com motivo da manchete do periódico El Mundo em sua edição de 30.09.2006, pág. 19, que faz referência a uma entrevista que  Dom Sánchez concedeu à revista edição número 21 vemos na necessidade de desmentir rotundamente a  manchete segundo a qual o Bispo de Sigüenza-Guadalajara teria pedido ‘documentos para todos’. O Bispo jamais disse isto”, indica uma nota de imprensa do Bispado emitida no mesmo dia.

O comunicado diocesano explica que o pensamento de seu Bispo sobre este tema, “manifestado em numerosas ocasiões, é que têm que se corrigir em origem as causas da imigração mediante a cooperação e ajuda mais generosas dos países desenvolvidos”. “Têm que regular os fluxos –continua a nota– com  acordos bilaterais e internacionais, segundo as razoáveis possibilidades de acolhida. E, finalmente, dado que, apesar de tudo, continuarão vindo imigrantes, também de forma irregular, porque ‘não se podem pôr barreiras na fome’, terá que lhes dar um  tratamento humano aos que vêm, garantindo-lhes sempre sua dignidade humana e seus direitos fundamentais”.

Finalmente, precisa o departamento de imprensa diocesana, “isso é o que repetidamente vem dizendo Dom Sánchez” e, insiste, “jamais reclamou ‘documentos para todos’, nem como norma nem como remédio”.