Em uma carta intitulada “Eu também rezo o Rosário, e você?”, Dom Demetrio Fernández, Bispo de Tarazona (Espanha), convidou os católicos a rezar e atrair a outros a rezar o Rosário.

Na carta, Dom Fernández assinala que rezar o Rosário “é o primeiro que faço todos os dias. Depois do asseio, um rosário. É o momento de estrear o novo dia, abrindo-se ao amor de Deus, que cuida de nós continuamente. Depois, vêm outras orações. E possivelmente durante a jornada, outros rosários. Mas esse da manhã me tem sabor de glória”.

“Famílias –anima o Bispo–, rezem o rosário. Família que reza unida, permanece unida. Iniciem  seus filhos nesta oração, tão singela quanto eficaz. Sacerdotes, convidem à oração do rosário, e que os vejam quão fiéis o rezam. É uma boa preparação imediata para a Missa, é um meio para iniciar e progredir na oração. É um leito para a oração contínua”.

O Prelado assinala além que “na pastoral dos jovens não falte o rosário, que alimenta a devoção à Virgem. Conheço muitos jovens que aprenderam a rezar, rezando o rosário”.

O Rosário Monótono?

“Alguns dizem que o rosário é uma oração monótona”, explica Dom Fernández em sua carta. “A oração sempre é aborrecida, quando se reduz a um monólogo. Mas isso não é oração. Na oração, é essencial a abertura a Deus. A oração é primeiro escuta, e por isso pode ser resposta. No rosário escutamos a Deus, que nos mistérios da vida de Cristo nos fala hoje. E nós respondemos com Maria e como Maria, a melhor discípula da escola de Jesus”.

“O mês de outubro é uma ocasião propícia para rezar o rosário. Crianças, jovens, adultos, famílias, doentes, sacerdotes, consagrados. Rezemos e convidemos a rezar o rosário”, conclui o Bispo de Tarazona.