O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, expressou este domingo durante uma roda de imprensa a esperança da Igreja em El Salvador para que os Estados Unidos reconsidere sua decisão de construir um muro ao longo da fronteira com o México.

“A reação em toda a América Latina, começando pelo México, foi contra esta determinação”, disse o Arcebispo, ao augurar que as autoridades dos Estados Unidos “o repensem e que vejam que de todos maneiras a imigração é imparável”.

“Os laços que nos unem já a que latinos estão lá são muito fortes” disse o Prelado, quem destacou também sua esperança em que os Estados Unidos “facilite a legalização dos imigrantes como parte de uma reforma integral”.

O Congresso norte-americano aprovou a noite da sexta-feira a construção de um muro dobro em sua fronteira sul que terá uma longitude de mil e 226 quilômetros e um custo de uns mil 200 milhões de dólares.

Perto de dois milhões e meio de salvadorenhos vivem nos Estados Unidos, e suas remessas constituem a principal fonte de ingresso do país.