A Igreja Católica  no Reino Unido acusou hoje a BBC de atacarcom preconceitos” o
Papa Bento XVI , depois do ente público transmitir ontem  no programa Panorama uma reportagem na qual acusava o Pontífice de ocultar os abusos sexuais a menores supostamente  cometidos por sacerdotes católicos.

Em sua transmissão de ontem, Panorama examinou um documento no qual presumidamente se instruía para que os casos de  supostos abusos de crianças por parte de sacerdotes fossem investigados em segredo e que esta informação não saísse à luz.

O Arcebispo de Birmingham, Dom Vincent Nichols, disse que estas acusações são “completamente enganosas”, mas a BBC  continua mantendo sua versão do programa.

Panorama afirma que o Cardeal Joseph Ratzinger estava por detrás da execução deste documento, antes se tornar Papa. O documento, chamando Crimen Sollicitationes, foi escrito em 1962 e aparentemente indicava aos bispos como agir frente aos casos de abusos sexuais  a crianças.

Dom Nichols disse em nome dos bispos católicos da Inglaterra e Gales que (a reportagem) “é falsa porque representa erroneamente dois documentos do Vaticano e os usa de forma enganosa para conectar os horrores do abuso de menores com a pessoa do Papa”.

Do mesmo modo, explicou que a forma de editá-lo, que utiliza gravações antigas e entrevistas que não têm data, era enganosa e explicou que a BBC deveria se envergonhar pelo nível de seu jornalismo.

Em uma mensagem às pessoas que viram o programa, o Prelado indicou que “devem  saber que aspectos deste programa supõem um ataque profundamente cheio de preconceitos contra um líder religioso mundial”.

Por sua vez, o Cardeal Cormac Murphy-O'Connor, Arcebispo de Westminster, escreveu ao diretor geral da BBC, Mark Thompson, para se queixar pela transmissão deste programa.