O Cardeal Jorge Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires e Presidente da Conferência Episcopal Argentina (CEA), convocou os argentinos neste domingo a "viver como irmãos" e a "erradicar a discórdia e o ódio" durante a massiva peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Luján.

Na celebração da Missa central da 32º peregrinação a Luján, cujo lema foi "Mãe, precisamos viver como irmãos", o Cardeal Bergoglio fez um chamado a “recuperar a memória de como se vive como irmãos” e em meio das tensões impulsionadas pelo governo de Kirchner, convidou a  “tirar toda a discórdia de ódio e inveja de nosso coração”.

"Ao longo da história  –disse o Purpurado–, sempre houve quem semeasse a discórdia. O demônio não fica tranqüilo. É o pai da mentira, da divisão, da discórdia, da violência. A esse pai não queremos porque não nos faz irmãos e nos divide”.

Depois, dirigindo-se à Padroeira da Argentina, o Cardeal disse: "Mãe, precisamos viver como irmãos. Por isso te pedimos a graça de recuperar a memória de como se vive como irmãos, a graça de saber cuidar uns dos outros”.

“Não é fácil viver como irmãos. Junto da cruz também havia irmãos que semeavam a  discórdia. O que nos impede de viver  como irmãos é a violência e a inveja", acrescentou o Primaz argentino.

"Mãe, tira a violência do meu coração. Se já no momento da cruz havia discórdia, temos necessidade de recuperar a memória de como se vive como irmãos”, concluiu o Cardeal a mais de um milhão de peregrinos que tinha caminhado uns 65 quilômetros até a Basílica.