O Bispo Auxiliar de Guadalajara, Dom José Trinidad González Rodríguez, pediu à devoção mariana de Nossa Senhora de Zapopan que "repita o milagre, que traga a toda a nação a reconciliação, a justiça e a paz".

O Prelado lembrou como no passado, "a Generala, Nossa Senhora de Zapopan, conseguiu sem armas a pacificação dos povos de Jalisco e os moradores da agora Nochistlán, Zacatecas. Conseguiu a reconciliação e a paz".

"É o que queremos pedir a ela que dê a todo o México, um tempo de paz, mas a paz tem condições, não haverá paz se não houver justiça; o nome novo da paz, disse João Paulo II, é a justiça. E a justiça vai se preparando quando entramos pelo caminho da reconciliação, a reconciliação exige perdão; a reconciliação significa e exige humildade, a reconciliação pede que aceitemos que nos  tratamos como irmãos, que nos tratamos com amor e com respeito e leva implícita uma confissão e um pedido de perdão", indicou.

Não obstante, o Bispo deu a conhecer que o Cardeal Juan Sandoval Íñiguez aprovou que as celebrações dos dias 11 e 12 de outubro, com motivo do regresso de Nossa Senhora de Zapopan a sua Basílica, sejam oferecidas com uma intenção especial neste ano: "Orar pela reconciliação, a justiça e a paz no México".

No dia 11 de outubro às 18h na explanada do Centro Cultural Cabañas  iniciam estas atividades celebrativas começando com uma Missa, presidida pelo Cardeal Sandoval.