Milhares de peregrinos rezaram o  Ângelus Dominical com o Papa Bento XVI, que em sua residência em Castel Gandolfo  convidou aos fiéis a rezar em família o Rosário, oração do cristão que avança na peregrinação da fé.
Na introdução à oração mariana, o Papa deteve-se em  “dois aspectos que, na comunidade eclesial, caracterizam” o mês de outubro: “a oração do Rosário e o compromisso pelas missões”.

Fazendo referência à próxima celebração da festa da  Virgem do Rosário, afirmou que era como se “a Virgem nos convidasse a redescobrir a beleza desta oração, tão simples e tão profunda”.

Lembrou também o Servo de Deus João Paulo II, quem foi  “um grande apóstolo do Rosário: lembramo-nos dele de joelhos com a coroa nas mãos, submergido na contemplação de Cristo, como ele mesmo convidou a fazer com a Carta apostólica Rosarium Virginis Mariae”.

O Papa definiu o Rosário como “oração contemplativa e cristocêntrica, inseparável da meditação da Sagrada Escritura.  É a oração do cristão que avança na peregrinação da fé,  no seguimento de Jesus, precedido por Maria”.

Do mesmo modo, manifestou o desejo de que se recite “o Rosário durante este mês em família, nas comunidades e nas paróquias pelas intenções do Papa, pelas missões da  Igreja y pela paz no mundo”.

“A missão da Igreja –proseguiu o Pontífice- é a prolongação da missão de Cristo: levar a todos o amor de Deus, anunciando-o com as palavras e com o concreto testemunho da  caridade”.

Citando as Palavras de São Paulo: “o amor de Cristo nos impulsiona” pediu que “cada cristão possa fazer próprias estas palavras, na gozosa experiência de ser missionário do Amor onde a Providência o colocou, com humildade e valor, servindo ao próximo sem segundas intenções e tomando da oração a força da caridade alegre e operosa”.

Finalmente lembrou que junto com São Francisco Xavier, a padroeira universal das missões é “Santa Teresa do Menino Jesus, que indicuiu como via  ‘simples’ à santidade o abandono confiado no amor de Deus”.

A continuação o Pontífice saudou em diversas línguas os presentes e concluiu dando sua Bênção Apostólica.