Em uma mensagem dirigida aos participantes do Encontro Continental de Pastoral Mariana que concluiu no México este domingo, o Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de estado, elogiou a profunda piedade Mariana da América Latina e expressou o desejo do Papa Bento XVI de que Maria continue velando por esta região.

Na sua mensagem, o Secretário de estado lembra que “essas queridas terras estão semeadas de insignes santuários e lugares dedicados â Santíssima Virgem Maria, sob diversas advocações, meta de multidões de romeiros, que vão em peregrinação para manifestar seu afeto, implorar sua ajuda e consolo nas dificuldades da vida ou sentir mais de perto sua proteção nas vicissitudes pessoais, familiares e sociais”.

Maria está certamente muito dentro do coração das pessoas de qualquer condição e isto é uma amostra do profundo sentido religioso, ao qual a Igreja está chamada a emprestar uma especial atenção pastoral”.

“À devoção Mariana –adiciona o Cardeal Bertone na carta- une-se também a arte com que Maria guiou e continua guiando a todos seus filhos para Jesus, como quando nas Bodas de Caná disse aos servos abatidos que recorreram a ela: ‘Façam o que ele lhes disser’ (Jo 2, 5)”.

“É como uma pedagogia da fé em Cristo impregnada de doçura, do íntimo conhecimento de Jesus e da natureza humana, assim como da própria e particularíssima missão que ela tem no plano divino de salvação. Por isso, a Santíssima Virgem, quem «acreditou» (cf. Lc 1, 45) e seguiu com total entrega e fidelidade os passos de seu Filho e da incipiente Igreja, foi chamada ‘Estrela da Nova Evangelização’ pela sua capacidade de atrair, orientar e animar a quantos desejam conhecer Jesus e ser fiéis discípulos seus na tarefa de fazer crescer o Reino de Deus”.

“Com estes sentimentos, o Santo Padre se une à fervorosa invocação à nossa Mãe do céu para que continue velando por todos seus filhos na América Latina e o Caribe, e interceda para que esse Encontro Continental produza abundantes frutos, ao tempo que outorga de coração a todos os congressistas a Bênção Apostólica”.