A Comissão de Justiça e Paz de Pastoral Social da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), condenou os assassinatos de dez mineiros em La Paragua (Estado de Bolívar), à mãos de efetivos do exército e pediu investigar o fato sem politizá-lo, expressando sua proximidade com os parentes, acompanhando-os "com esperança cristã".

"Pedimos aos organismos competentes que com absoluta independência e sem politizar os fatos, chegue-se à verdade e sejam sancionados com a devida pena os responsáveis diretos e indiretos de tão lamentáveis assassinatos", assinala a Comissão Episcopal através de um comunicado.

O texto assinala que é dever do Estado "respeitar de maneira efetiva e tangível todos os direitos humanos de seus habitantes", atuando tal como estabelecem a Constituição venezuelana e os tratados internacionais assinados. Além disso, acrescenta, "pedimos que todas as investigações que se realizem cumpram com um escrupuloso acompanhamento do devido processo".

O comunicado lembra que a Igreja "não pode deixar de anunciar a verdade e a justiça, e denunciar tudo o que se oponha a elas". Do mesmo modo, pede aos fiéis "orar pelo eterno descanso de nossos irmãos" e pedir a intercessão da Virgem de Coromoto "para que nos anime a trabalhar pelos direitos fundamentais da pessoa humana".

Até o momento, um tribunal local deu ordem de prisão a 14 militares do Teatro de Operações Nº5 (TO5), que participaram da operação que terminou com a morte dos mineiros.

O comunicado completo se encontra em: http://www.cev.org.ve/noticias_det.php?id=213