Ao finalizar a 103º reunião da Comissão Permanente da Conferência Episcopal espanhola (CEE), seu Presidente, Dom Ricardo Blázquez, e o Secretário Geral e porta-voz, Pe. Juan Antonio Martínez Camino, remeteram em nome de todos os bispos da comissão uma carta de adesão e agradecimento ao Papa Bento XVI por seus ensinamentos oferecidos na Baviera, especialmente na Universidade de Ratisbona.

Na missiva, informa uma nota de imprensa final da reunião, os bispos se juntam às numerosas manifestações de apoio ao Santo Padre que foram realizadas nos últimos dias e lhe expressam "sua adesão mais firme e o testemunho de sua comunhão afetuosa e inquebrável".

Do mesmo modo, os prelados assinalam que o acompanharam espiritualmente -e alguns, também fisicamente- na viagem que realizou neste mês a sua terra alemã da Baviera. "escutamos e meditamos com gratidão seus ensinamentos desses dias íntimos, e, em particular, a aula oferecida na Universidade de Ratisbona. Lamentamos certas reações imerecidas por umas palavras que convidam ao diálogo franco e construtivo", assinalam.

Próxima Instrução Pastoral

Durante sua reunião os bispos deste modo confirmaram aos membros do grupo de apresentadores que preparará a Instrução Pastoral que será debatida na próxima Assembléia Plenária do mês de novembro e que estará centrada "na missão da Igreja em nossa situação cultural de hoje, as repercussões pastorais que daí se derivam e o discernimento moral das grandes questões que suscitam particular preocupação neste tempo".

O grupo de apresentadores estará conformado pelo Arcebispo de Pamplona e Bispo de Tudela, Dom Fernando Sebastián; o Bispo de Almería, Dom Adolfo González Montes; o Bispo Auxiliar de Madri, Dom Eugenio Romero Pose, e o Secretário Geral e porta-voz da CEE, Pe. Juan Antonio Martínez Camino.