A Direção de Comunicação Social do Arcebispado do México informou que "não haverá mais declarações nem comentários" no caso do sacerdote acusado de pederastia para que "o escândalo não seja fomentado".

Assim o dispôs este organismo, logo que o Cardeal Norberto Rivera Carrera pediu ao suposto sacerdote pederasta Nicolás Aguilar Rivera, entregar-se à justiça, ainda quando este não pertence a sua arquidiocese.

Do mesmo modo, deram a conhecer que qualquer tema que relacionado com o caso deverá ser tratado de forma direta perante as autoridades do Tribunal Superior de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, se esta determinar a procedência da denúncia interposta por Aguilar Mendoza.

Em tanto, o Arcebispo continuará com suas atividades cotidianas e não faltará à sua entrevista dominical com a paróquia na Catedral Metropolitana, nesta capital, onde presidirá, como é costume, a Missa ao meio dia. Na entrevista que costuma conceder depois desta, não responderá nenhum questionamento sobre as acusações em seu contrário, porque expôs sua postura na entrevista coletiva do domingo 24 do mês em curso.

Nesta semana, um cidadão mexicano apresentou uma denúncia ao Superior Tribunal da Califórnia contra o sacerdote Nicolás Aguilar sob a acusação de pederastia, e com a ajuda da polêmica organização "Rede de Sobreviventes de Abusos de Sacerdotes" acusou os arcebispos do México e Los Angeles por suposto encobrimento.