"Que a viagem do Papa a Turquia contribua ao diálogo interreligioso e intercultural", expressou hoje o presidente da Comissão de Assuntos Exteriores (CAI), o holandês Camiel Eurlings.

Conforme informa a agência italiana SIR, Eurlings fez estas declarações logo que o Parlamento Europeu aprovasse em Estrasburgo o relatório sobre a Turquia preparado por sua comissão por 429 votos a favor, 71 em contra e 125 abstenções.

Eurlings também sublinhou que o reforço dos laços entre a Turquia e a União Européia "é de fundamental importância para a União Européia e para toda a região", mas também criticou algumas reformas na Turquia, particularmente a falta de progresso quanto à liberdade de culto, recordando fatos como o recente assassinato do sacerdote italiano Andrea Santoro.

Do mesmo modo, renovou seu convite às autoridades turcas para que dêem os passos concretos a favor das minorias religiosas e para que se protejam os direitos fundamentais das minorias e das comunidades cristãs nesse país.

Por estas razões, o Presidente da CAE espera que esta visita pontifícia a Turquia "contribua a reforçar o diálogo interreligioso e intercultural entre o mundo cristão e o mundo muçulmano" e pediu "que a educação religiosa seja voluntária para todos e que quem não a desejar, por não professar a religião sunita, lhes seja oferecida uma matéria alternativa com valores e normas éticas".