Durante o discurso pronunciado no dia 21 de setembro durante a segunda sessão do Conselho de Direitos humanos da ONU em Genebra (Suíça), o Arcebispo Silvano Tomasi, observador permanente nas Nações Unidas e Instituições Especializadas em Genebra, destacou que a razão e a religião estão enraizadas juntas na natureza humana.

O arcebispo Tomasi disse que a posta em prática da Declaração sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação apoiadas na religião ou crença "continua sendo ainda um objetivo distante", e por isso, o trabalho que se está desenvolvendo neste sentido, disse, "requer uma ação consertada para promover os critérios de liberdade religiosa reconhecidos pela comunidade internacional".

"A religião e a razão para a tolerância religiosa estão enraizadas na pessoa, quer seja crente ou não. Centrar-se nas ideologias e não nas pessoas e comunidades de crentes corre o risco de transformar as reivindicações religiosas em interesses políticos", concluiu o Prelado.