A Santa Sé confirmou hoje sua disposição a mediar na crise do Nayaf, Iraque, e pediu como única condição que as partes em conflito demonstrem "verdadeiramente" que estão a favor da paz.

O porta-voz do Vaticano, Padre Ciro Benedittini, assinalou à imprensa que "a Santa Sé está com toda evidência disposta a ajudar às partes para que falem e dialoguem, mas com a condição de que elas demonstrem que estão interessadas verdadeiramente em seguir o caminho pacífico para chegar à solução dos conflitos".

O porta-voz da Santa Sé lembrou que o Núncio Apostólico no Iraque acompanha com atenção a situação em Nayaf e as autoridades vaticanas também mantêm contatos estreitos com o Episcopado iraquiano e o Patriarca Caldeu.

Ontem, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, declarou que o Papa João Paulo II estava disposto a ter um papel de mediador no Iraque para evitar um enfrentamento sangrento em Nayaf, a cidade Santa dos xiitas, sitiada pelas tropas americanas e iraquianas.

O chefe muçulmano xiita, Moqtada Sadr, também convidou o Papa a mediar no conflito e o porta-voz político dos rebeldes, Ahmed Al Shibani, deu “a boas-vindas à iniciativa do Papa” e o chamou “a que intervenha para resolver a crise”.