O Arcebispo Giovanni Lajolo, Presidente da Governaçãon do Estado da Cidade do Vaticano, assinalou ontem em Nova Iorque durante a 61° sessão da Assembléia Geral da ONU, que o direito à vida, a liberdade religiosa e a liberdade de expressão são os três pilares da defesa da dignidade humana sobre a qual pode ser construida a paz.

O ex-secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado afirmou que a Santa Sé apóia a reforma do sistema da Organização das Nações Unidas nos campos da manutenção da paz, o desenvolvimento e os direitos humanos.

“A necessidade de melhorar o sistema para que sejam mais eficazes as intervenções humanitárias nos casos de catástrofes causadas pelas guerras e os conflitos civis e étnicos é uma prova importante do plano de reforma da ONU”, assinalou a respeito.

Se referindo ao tema dos direitos humanos, Dom Lajolo sublinhou que a Santa Sé considera sua promoção como “uma das formas primordiais de serviço da ONU ao mundo”.

Neste contexto lembrou os três direitos fundamentais mais importantes: o direito à vida, o direito à liberdade religiosa e o direito à liberdade de pensamento e de expressão, “que inclui a liberdade para sustentar opiniões sem interferência e para intercambiar idéias e informação e a conseguinte liberdade de imprensa”.

“É preciso reconhecer, entretanto –continuou–, que não todos os direitos fundamentais –e concretamente os três mencionados anteriormente– são protegidos adequadamente em todas as nações, e em não poucas são claramente negados, inclusive entre Estados que formam parte do Conselho de Direitos humanos".