Centenas de jovens de Guayaquil, que participaram do 7º Congresso de Estudantes Católicos Convivio 2006, expressaram seu desejo de comprometer-se com iniciativas solidárias que lhes permitam viver a caridade cristã com os mais pobres.

Depois de três dias de retiro espiritual, uma delegação de jovens partiu para a comunidade Flor de Bastión, aos subúrbios da cidade. Nela, os estudantes distribuíram mantimentos e brincaram com as crianças. Depois desta experiência, muitos manifestaram seu desejo de comprometer-se com atividades solidárias, como arrecadar mantimentos, assistir os doentes nos hospitais, catequizar nas regiões marginais ou receber uma criança pobre em casa.

"Neste lugar (Flor de Bastión) tudo faz falta, não só comida, mas também obras (infra-estrutura) e principalmente conhecer Deus", expressou Gabriela Sotomayor, uma das estudantes que participou do Convivio e participa há três anos em um grupo de voluntariado que ajuda a comunidade 24 de Maio.

Javier Bravo, outro dos jovens, participou do Convivio 2005 e lembrou que antes dessa experiência "rezar o terço era um pouco entediante e interminável". Entretanto, acrescenta, através desta oração tem descoberto o chamado do Senhor. Agora é animador espiritual e dirige um grupo de adolescentes.

O 7º Congresso de Estudantes Católicos Convivio 2006 se realizou no Colégio Balandra (Guayaquil), de 22 a 24 de setembro sob o lema "Vós sois meus amigos". Foi organizado pelo Movimento de Vida Cristã e reuniu cerca de mil jovens.