"Permitam que os peregrinos voltem. A Terra Santa os espera", é o chamado que faz o Pe. Pierre Grech, secretário geral da Conferência de Bispos Latinos das Regiões Árabes, agora que o conflito entre o Israel e Hezbollah no Líbano terminou.

"Todas a condições de segurança estão dadas para que os peregrinos voltem", afirma o sacerdote em declarações à agência SIR. "Até há alguns meses, as ruas e os santuários transbordavam de fiéis devotos, depois a guerra afugentou a todos. Agora algo se move, lento mas avança. Confiamos em que nos seguintes meses melhore até Natal", explica.

Segundo o presbítero, "os peregrinos não são apenas uma fonte de renda para os cristãos que vivem na Terra Santa, dado que muitos vivem do turismo religioso, mas também uma oportunidade para a coabitação pacífica. Com sua presença, ajudam a que nossas comunidades fiquem também".

De acordo com dados proporcionados pela Opera Romana Pellegrinaggi, uns quatro mil peregrinos viajarão em breve à Terra Santa saindo da Itália. Sabe-se também que os grupos que atualmente estão em peregrinação a estão fazendo em total calma.