Onze bispos enviaram uma carta ao Ministro da Educação, Daniel Filmus, com o fim de apoiar a iniciativa da Congregação Salesiana de criar a primeira universidade salesiana no país.

Segundo fontes salesianas, o projeto é avalizado pelo Arcebispo de Baía Branca, Dom Guillermo José Garlatti; os bispos de Neuquen, Dom Marcelo Melani; Mar del Plata, Dom Juan Vigilante Puiggari; Alto Vale, Dom Héctor Navarro; Colinas de Zamora, Dom Agustin Radrizzani; São Carlos de Bariloche, Dom Fernando Maletti; Viedma, Dom Esteban Laxague; entre outros.

As mesmas fontes indicaram que o objetivo da próxima casa de estudos é concretizar o "sonho missionário" de São João Bosco, fundador dos salesianos, que é formar jovens que sejam "bons cristãos e honrados cidadãos".

Recentemente o presidente e secretário da Fundação Universidade Salesiana Argentina, pais Fabián García e Vicente Tirabasso, convidaram a todos os "membros da família salesiana" a somar-se a este projeto. Do mesmo modo, pedem "a contribuição com generoso da oração para que este empreendimento chegue a bom porto e beneficie muitos adolescentes e jovens da República Argentina".

A iniciativa, apresentada faz uns dias pelo Reitor Maior dos Salesianos, Pe. Pascal Chávez, foi avaliado tecnicamente pelas autoridades educativas e continuará seu processo nos seguintes organismos oficiais.

Mais informação no site www.unisal.org.ar