Milhares de fiéis se congregaram nesta manhã na Praça de São Pedro para participar da Audiência Geral com o Papa Bento XVI, que refletindo sobre a figura do Apóstolo Tomé exortou a perseverar sempre no caminho de adesão ao Senhor Jesus.

Na catequese de hoje o Santo Padre destacou três aspectos do Apóstolo Tomé: "conforta-nos em nossas inseguranças; demonstra-nos que toda dúvida pode atracar a um êxito luminoso além de toda incerteza; as palavras por ele dirigidas a Jesus recordam o verdadeiro sentido da fé madura e nos animam a prosseguir, não obstante as dificuldades, em nosso caminho de adesão a Ele".

O Pontífice lembrou quatro passagens da vida do Apóstolo: "A primeira, quando Jesus, em um momento crítico de sua vida, decide ir a Betânia para ressuscitar Lázaro. Naquela ocasião Tomé diz aos discípulos: ‘Vamos também nós morrer com Ele’".

Para o Papa "esta determinação em seguir o Mestre é verdadeiramente exemplar e nos oferece um precioso ensino: revela a total disponibilidade em aderir-se a Jesus, ao ponto de identificar a própria sorte com a Sua e querer compartilhar com Ele a prova suprema da morte".

"Com efeito –continuou– a coisa mais importante é não separar-se jamais de Jesus. A vida cristã se define como uma vida com Jesus Cristo, uma vida a ser transcorrida com Ele".

O segundo momento de que fez menção o Pontífice foi a Última Ceia, quando Tomé diz: "Senhor, não sabemos aonde vai, como podemos saber o caminho?" O Papa afirmou que Tomé "fica a um nível de compreensão baixo; mas suas palavras concedem a Jesus a ocasião para pronunciar a célebre definição: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida’".

Deste modo afirmou que tal "pergunta nos concede também o direito, por assim dizer, de pedir explicações a Jesus. Em tal modo expressamos a poquedade de nossa capacidade de compreender, ao mesmo tempo nos pomos na atitude confiada de quem espera luz e força de quem está em capacidade de doá-la".

A terceira cena proposta pelo Papa foi Tomé incrédulo: "Tomé sustenta que sinais qualificadores da identidade de Jesus são sobretudo suas chagas, nas quais se revela até que ponto Ele nos amou". E após ver o Mestre diante dele, "Tomé reage com a mais esplêndida profissão de todo o Novo Testamento: ‘meu Senhor e meu Deus!’".

Em seguida Bento XVI citou um comentário de Santo Agostinho ao Evangelho de João, onde o Bispo de Hipona faz ver que "Tomé via e tocava o homem, mas confessava sua fé em Deus, que não via nem tocava. Mas quanto via e tocava o induzia a acreditar naquilo do que até aquele momento tinha duvidado".

Detendo-se ainda sobre esta cena, o Papa fez notar como as palavras de Jesus: "Porque me viste creste. Ditosos os que não viram e creram", enunciam "um princípio fundamental para os cristãos que virão depois de Tomé, e portanto para todos nós".

Finalmente o Santo Padre citou a quarta cena, que "apresenta Tomé como testemunha do Ressuscitado no sucessivo momento da pesca milagrosa", e recordando que a evangelização da Síria e Pérsia foi levada a cabo por ele, pediu para que "o exemplo deste corrobore sempre mais nossa fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Deus".

Terminada a catequese e o resumo da mesma em diversos idiomas, Bento XVI entoou o Pater Noster e deu sua Bênção Apostólica.