O Pe. Ricardo Antonio Romero de 39 anos, foi brutalmente assassinado a golpes na segunda-feira na província de Sonsonate, no oeste de El Salvador.

Segundo a polícia local, o Presbítero, ex-pároco da Catedral do Sonsonate, estava percorrendo uma rua a plena luz do dia na cidade de Acajutla, quando foi bloqueado por um grupo de desconhecidos que caíram sobre ele e começaram a agredi-lo com pedras e pedaços de madeira até causar-lhe a morte.

O motivo do assassinato ainda é desconhecido; entretanto, as fontes locais afirmam que o modo de proceder foi o típico dos deliqüentes pertencentes às conhecidas "maras" que operam na região, e que são responsáveis por pelo menos uma morte ao dia.

A polícia disse que a morte do religioso teria ocorrido às 13h30 hora local.

Romero era pároco em Santa Catarina Masahuat, uma comunidade indígena em Sonsonate, onde empregados da casa paroquial manifestaram surpresa pelo assassinato.

"Realmente não sabemos nada, só que mataram o Padre e estamos esperando que cheguem seus restos para fazer o velório", disse a Reuters um dos empregados em uma ligação telefônica.

Também Tutela Legal do Arcebispado, o escritório dos direitos humanos da Igreja Católica, manifestou-se surpreendida com o crime e disse que iniciariam uma investigação para conhecer as causas, em meio de uma onda de violência que diariamente cobra ao menos dez vidas no país.