O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Luis Augusto Castro, e os congressistas evangélicos Claudia Rodríguez de Castellanos e Luis Felipe Barrios, anunciaram uma ação conjunta para defender a instituição familiar do ataque que receberia se for aprovado no Senado um projeto que dá "direitos patrimoniais" aos casais homossexuais.

Ao término da reunião, informou-se que trabalharão conjuntamente para proteger a família durante o debate de amanhã, durante a segunda votação do Senado. Para falar no Parlamento, a CEC nomeará um representante.

Anteriormente, durante a festividade do Senhor da Coluna, em Tunja, o Prelado advertiu que embora o projeto de lei fale de "patrimônio", o que há no fundo "é um matrimônio camuflado, não desenhado segundo o matrimônio católico, mas sim segundo o modelo das uniões de fato que o Estado reconhece como matrimônio".

"Não temos nada a dizer contra o patrimônio e a segurança social das pessoas homossexuais, mas estes são objetivos que se podem alcançar sem introduzir uma figura de matrimônio camuflado e sem dar um golpe mais à estrutura familiar", assinalou Dom Castro, que lembrou aos congressistas que eles também "têm uma família e sabem o valor dela".