Em sua homilia durante a festa da Virgem da Urkupiña, o Arcebispo de Cochabamba, Dom. Tito Solari, referiu-se à unidade como “um dos valores mais necessários para construir uma pátria” e afirmou que esta tem sua fonte na união do Jesus com o Pai”.

O Prelado explicou que vivemos tempos “bastante duros e nos alegramos”, pois desde ano de 2003 “somos partícipes de eventos dramáticos que dão um processo de mudança e, por isso, problemático, significativo e ao mesmo tempo esperançador, mas não concluído. Sabemos que teremos outras provas, novos desafios que devemos assumir como cristãos com o olhar para o Céu, para enriquecer-se com a força de Deus”.

“Gostaríamos de nos fazer artífices de esperança no processo que estamos vivendo no país, gostaríamos de nos comprometer a continuar o valor da unidade, que certamente é um dos valores mais necessários para construir uma pátria”, adicionou o Arcebispo.

A unidade –continuou Dom. Solari– é o dom do Jesus refletido na união com o Pai, convertendo-se na fonte da unidade”, e ressaltou que “a unidade é a força de cada agrupamento social, político, cultural, esportivo, religioso, educativo. Maria nos ensina a cultivar a unidade e intercede pela unidade. Seu amor de mãe nos une em uma só família”.

Do mesmo modo, o Arcebispo fez um chamado a seguir o exemplo da Virgem Maria, de comprometer-se no serviço a seus irmãos para o bem da Pátria “e sobretudo neste ano com o compromisso de construir uma pátria e família unida”.

Por outro lado, ao referir-se à Lei sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, o Prelado explicou que “devemos dar agora um exemplo de esforço, de entendimento, dialogando serena e sinceramente sobre a lei que tenta dar normas para a conduta humana no campo da vida. É algo muito delicado e importante”.

“Para tal efeito devemos ir semeando em todas as instâncias e em todas as ocasiões um espírito positivo, esperançador, construtivo, aberto, sem preconceitos, nem discriminações e tampouco sem ressentimentos”, afirmou Dom. Solari.

Finalmente, o Prelado expressou que os devotos da Virgem Maria “sempre souberam contribuir ao bem comum” porque “souberam construir pátria, família e igreja”, cujos valores nos ensina como “Mãe da Integração”.

Ao final da cerimônia houve a procissão ao redor da praça 15 de Agosto e, posteriormente, permitiu-se o acesso do público à igreja de São Ildefonso.