O novo Reitor do Seminário regional de Taiwan, Dom Joseph Huang recordou durante a inauguração do novo ano acadêmico, o papel da família e os pais como primeiros promotores vocacionais.

Conforme informa a agência Fides, Dom Huang assinalou que para a Igreja em Taiwan, "o papel da família será decisivo nos próximos três anos para conseguir dar o salto de qualidade e enfrentar a pouca quantidade".

Logo depois de assinalar a crescente necessidade de vocações sacerdotais, o Reitor fez menção ao "Projeto de formação da vocação" que fomenta a ação em conjunto da família, as paróquias, as comunidades religiosas e também a comunidade da diáspora a China. Destacou o papel dos pais e da família pois "a vida exemplar de fé da família é o fundamento da vocação juvenil. A religiosidade dos pais é melhor que qualquer outra propaganda", destacou Dom Huang.

Do mesmo modo, o Reitor do Seminário recordou que a paróquia tem a tarefa de acompanhar o crescimento espiritual da vocação valorizando a fase da formação dos candidatos. Convidou também as comunidades religiosas sobretudo masculinas, a acolher os jovens desejosos de fazer uma experiência de vida comunitária participando da atividade pastoral dos religiosos. A comunidade da diáspora chinesa tem o dever de ocupar-se com a formação vocacional em colaboração com a comunidade local.

Por outro lado, o antigo Reitor do Seminário regional de Taiwan, atual Bispo da diocese de Hsin Chu e Presidente da Comissão do Clero da Conferência Episcopal Regional de Taiwan, Dom John Baptist reconheceu o esforço e o trabalho dos sacerdotes que devido às perseguições tiveram que sair do país há cinqüenta anos.

O Prelado assinalou a necessidade de "lhes agradecer pelas dezenas e dezenas anos de dedicação à formação vocacional local. Não pediram nunca ser recompensados nem reconhecidos. Construíram nossa Igreja local com empenho desinteressado. Agora é o momento de que despertem os fiéis locais e assumem sua própria responsabilidade".