O Arcebispado de Sevilha anunciou o programa dos atos com que a arquidiocese celebrará durante este ano o 150º aniversário da proclamação do dogma mariano da Imaculada Conceição.

O programa das atividades religiosas, catequéticas e culturais foi apresentado nesta quarta-feira no Palácio Episcopal pelo delegado diocesano para a efeméride, Pe Manuel María Hinojosa.

"Quisemos apresentar este ciclo em maio, que é o mês de Maria, embora inda não esteja totalmente fechada a programação", afirmou o sacerdote  confirmando que o plano inclui três linhas de atuação: artística, teológica e cultual.

A primeira delas será uma  exposição artística sobre os dogmas marianos, que previsivelmente será celebrado na igreja da Madalena entre os meses de outubro e novembro.

O Pe. Hinojosa deu a conhecer que a instrucção e reflexão teológica se concretizará através de um ciclo de conferências a cargo de destacados especialistas em mariologia e história e, além disso, por meio de catequeses extraordinárias sobre a Imaculada Conceição dadas em centros educativos e paróquias da arquidiocese.

Finalmente o aspecto cultual e litúrgico terá como cume um grande pontifical que será presidido pelo  Arcebispo na Catedral em 8 de dezembro, diante da imagem da Imaculada Conceição venerada na paróquia da Companhia e será levada em procissão ao primeiro templo da arquidiocese andaluza.

A abertura oficial das celebrações será em 17 de setembro, com o pregão de abertura da efeméride, que será pronunciado pelo Cardeal Arcebispo de Sevilha, Carlos Amigo Vallejo.

O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado oficialmente em 1854 pelo Papa Pio IX através da bula Ineffabilis Deus. Entretanto, desde muito tempo antes a Igreja já cria nessa verdade, sendo Córdoba uma das dioceses onde, no século XVII,  já havia proposto que os membros das prefeituras municipal e catedralícia efetuassem, na toma de posse de seus cargos, o juramento de defesa da Imaculada.