Ao presidir nesta manhã em Castel Gandolfo a oração do Ângelus com a presença de milhares de peregrinos, o Papa Bento XVI lembrou que no perdão oferecido pela Irmã Leonella Sgorbati, a religiosa italiana assassinada na Somália no domingo passado, vê-se "o mais autêntico testemunho cristão, sinal pacífico de contradição que demonstra a vitória do amor sobre o ódio e sobre o mal".

Referindo-se ao Evangelho da liturgia deste domingo, o Santo Padre assinalou que ali o evangelista São Marcos "ressalta o forte contraste entre a mentalidade do Senhor e a mentalidade dos doze Apóstolos, que não só não compreendem as palavras do Mestre e rejeitam nitidamente a idéia de que Ele vá ao encontro da morte, mas sim discutem sobre quem deles deve se considerar ‘o maior’".

Como resposta, apontou o Pontífice, "Jesus lhes explica com paciência sua lógica, a lógica do amor que se faz serviço até o dom de si".

"Esta é a lógica do Cristianismo –continuou–, que responde à verdade do homem criado a imagem de Deus, mas ao mesmo tempo contrasta com seu egoísmo, conseqüência do pecado original".

Deste modo o Papa afirmou que "toda pessoa humana é atraída pelo amor –que finalmente é Deus mesmo– mas freqüentemente se equivoca nos modos concretos de amar, e assim de uma tendência à origem positiva, mas manchada pelo pecado, podem derivar intenções e ações malvadas".

Refletindo sobre as palavras de São Tiago em sua epístola, o Santo Padre disse que "fazem pensar no testemunho de tantos cristãos que, com humildade e no silêncio, gastam a vida no serviço aos outros a causa do Senhor Jesus, operando concretamente como servos do amor e por isso ‘artesãos’ de paz".

Assim, recordou o testemunho de Irmã Leonella Sgorbati que "desde há muitos anos servia os pobres e pequenos na Somália, morreu pronunciando a palavra ‘perdão’: eis aqui o mais autêntico testemunho cristão, sinal pacífico de contradição que demonstra a vitória do amor sobre o ódio e sobre o mal".

Finalmente, Sua Santidade afirmou que "só quem perde a própria vida por causa de Cristo e do Evangelho a salvará, dando sentido pleno à própria existência".

Depois do Ângelus, e antes de dar a Bênção Apsotólica, o Papa saudou os peregrinos de língua espanhola presentes, "especialmente aos membros das Academias do Exército do Chile e ao grupo do Barquisimeto, Venezuela, acompanhado de seu Arcebispo, Dom Tulio Manuel Chirivella Varela"

"Que o Senhor, pela intercessão maternal da Virgem Maria, que hoje festejamos sob a invocação de Nossa Senhora das Mercês, vos encha de seus dons. Feliz domingo!", concluiu.