O Bispo da Tarazona, Dom Demetrio Fernández, em sua carta dominical recordou às famílias rezar "para que Deus conceda a sua família o dom de uma vocação para Deus e para o serviço as demais".

Com ocasião da inauguração de um novo ano acadêmico no Seminário de sua diocese, Dom Fernández colocou como tema central de sua carta semanal o da vocação e o papel e a responsabilidade que nela têm a família, a escola, e o próprio exemplo de sacerdotes e bispo.

O Bispo de Tarazona assinalou que diante da notícia da vocação de um filho ou filha "conheço famílias que receberiam muito bem, mas também há famílias que tentam por todos os meios tirar-lhe a idéia do filho que se aproxima da Igreja ou da filha que vai um pouco mais à missa, não vai dezer que vai ser freira. Como se ser padre ou freira fosse uma desgraça".

Referindo-se ao papel do colégio, Dom Fernández afirmou que o processo de uma vocação "depende muito também do colégio, onde um menino ou uma garota passam grande parte de sua jornada. Há professores cristãos, que apresentam esta vocação com normalidade a seus alunos jovens. Outros, passam de tudo isto. E outros, pelo contrário, destrambelham contra Deus, contra a Igreja e contra os padres, semeando de sal o coração de muitos jovens. Alguns jovens, entretanto, ficam respondões, e não faltam casos de alunos e alunas que se expuseram mais a sério sua vida cristã quando encontram um professor que não respeita as crenças de seus alunos".

Finalmente, destaca o papel do bom exemplo de sacerdotes e bispos, pois "Jesus Cristo fez depender a sua Igreja principalmente dos sacerdotes e dos bispos. E, se um sacerdote vive entusiasmado seu sacerdócio, é muito provável que em seu entorno alguém se faça a pergunta da vocação, e os meninos a pergunta da vocação sacerdotal. E, se um sacerdote vive desanimado, é mais difícil que em seu jardim brotem estas flores da consagração a Deus".

"Queridos sacerdotes, façamos a proposta sem medo e vivamos contentes nosso sacerdócio. Possivelmente levaremos gratas surpresas, porque também hoje, e mais que nunca, vale a pena ser sacerdote", animou o Prelado.