O Papa Bento XVI presidirá no domingo 15 de outubro na Praça de São Pedro, a cerimônia de canonização do bispo mexicano Rafael Guízar y Valencia; um sacerdote italiano dedicado ao apostolado dos surdo-mudos; a religiosa que fundou a primeira escola pública feminina na Itália e uma religiosa francesa que evangelizou os Estados Unidos.

Dom Guízar y Valencia nasceu em 26 de abril de 1878 em Cotija, um povoado do ocidental estado mexicano de Michoacán, foi o quarto de 11 filhos. Seu irmão chegou a ser Arcebispo de Chihuahua, e suas irmãs Maria e Maria de Jesus, dedicaram-se à vida religiosa.

Rafael recebeu a ordenação sacerdotal em Zamora (Michoacán) em 1 de junho de 1903, à idade de 23 anos, e cinco dias depois celebrou sua primeira Missa durante a festividade de Corpus Christi. Dedicou-se a pregar levando a cabo grandes missões não só no México, mas também também na Guatemala, Colômbia, Cuba e o sul dos Estados Unidos. Foi renomado Bispo de Veracruz.

Faleceu em 6 de junho de 1938 no México e em 1995 o Papa João Paulo II o beatificou.

Futuros Santos

Os outros beatos que o Papa canonizará em 15 de outubro são os italianos Filippo Smaldone, fundador da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, Rosa Venerini, virgem e fundadora da Congregação das Professoras Pias Venerinas e a religiosa francesa Theodore Guérin.

Filippo Smaldone (1848-1923), é conhecido como o apóstolo dos surdo-mudos. Fundou um instituto de atenção a essa deficiência en Lecce (Itália) em 1885, foi sacerdote, conselheiro e diretor espiritual de muitos religiosos, e beato desde 1996.

Rosa Venerini (1656-1728) dedicou-se a ensinar o catecismo a crianças e adultos, fundou a primeira escola pública feminina da Itália. Em maio de 1952, o Papa Pio XII a proclamou beata.

A terceira futura santa é a francesa Theodore Guérin (1798-1856), virgem e fundadora da Congregação das Irmãs da Providência da Santa Maria dos Bosques em Indiana, Estados Unidos, onde fundou um convento, um noviciado, uma academia, escolas, missões e um orfanato.