O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, acredita que o ocorrido com as palavras do Papa Bento XVI na Universidade de Ratisbona foi "uma enorme manipulação em função de objetivos políticos".

Em entrevista concedida ao semanário Alfa e Omega, o Cardeal exortou "a que leiam o discurso, a que se interprete bem e em seguida se tire o suco mais importante do mesmo, que está em função de possibilitar o diálogo entre culturas e religiões".

Do mesmo modo, animou a que "se interprete bem justamente quando nos encontramos em uma situação de dar as costas a Deus por uma grande parte do pensamento europeu, e quando se acredita que se pode estabelecer uma boa relação com o Islã de hoje, com essas capas de fundamentalismos que impregnam o Islã em muitos casos e que impedem que o que se conhece como Islã moderado emerja com a suficiente força na opinião pública".

"Com as atuais visões puramente relativistas de Deus, vai ser muito difícil para a Europa conseguir que o Islã compreenda e aceite uma forma de diálogo criativa, frutífera, serena e, sobretudo, pacífica", acrescentou.

"Queira Deus que estes episódios tão tristes destes dias não se convertam em um impedimento inevitável para que se possa realizar a viagem, que não só tem como objetivo a relação com a Turquia, com o Estado e com a comunidade política turca, mas sobretudo com o Patriarcado de Constantinopla, e com o que significa do ponto de vista das Igrejas ortodoxas", disse o Cardeal com respeito à viagem papal à Turquia.

Por sua vez, o Bispo de Córdoba, Dom Juan José Asenjo, enviou uma carta ao Núncio Apostólico de sua Santidade na Espanha, Dom Manuel Monteiro, em que expressa o Papa Bento XVI, "seu afeto filial em nome desta Igreja particular, que lamenta as desqualificações de que foi objeto por parte de alguns setores do mundo muçulmano".

A carta assinala também que "da leitura serena e desapaixonada do texto completo da conferência pronunciada por Sua Santidade na Universidade de Ratisbona, não se deduzem as ofensas à religião islâmica que lhe atribuem".