Ao receber hoje em Castel Gandolfo os participantes da XXII Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para os Leigos reunida para refletir sobre a renovação da paróquia, o Papa Bento XVI afirmou que esta, chamada a ser sinal e meio de atuação da comunhão, deve se inspirar na primeira comunidade eclesial de Jerusalém.

Ser "perseverante na escuta do ensinamento dos apóstolos, na união fraterna, na fração do pão e nas orações, uma comunidade acolhedora e solidária até o ponto de pôr tudo em comum", são os "critérios essenciais" da primeira comunidade de Jerusalém que o Santo Padre destacou apoiando-se na descrição que dela faz São Lucas para a "compreensão da natureza da comunidade cristã e portanto de toda paróquia".

O tema da presente Assembléia do Pontifício Conselho, que preside o Arcebispo Stanislaw Rylko, é "A paróquia reencontrada. Percursos de renovação".

Em seu discurso, o Pontífice lembrou que os participantes tinham analisado já "a natureza teológica e pastoral da comunidade paroquial" para confrontar agora essa questão "de um ponto de vista operativo, procurando elementos úteis para favorecer uma renovação paroquial autêntica".

"Efetivamente, o aspecto teológico-pastoral e a operação não podem estar dissociados se quiser abrir-se ao ao mistério de comunhão do qual a paróquia está chamada a ser cada vez mais sinal e meio de atuação", acrescentou

Mais adiante, Bento XVI disse que a paróquia pode reviver a experiência da primeira comunidade eclesial e crescer na coesão fraterna "se reza e escuta a Palavra de Deus, sobretudo se participa com fé na celebração da Eucaristia presidida pelo sacerdote".

"A desejável renovação da paróquia, portanto, não pode brotar apenas de iniciativas pastorais, não obstante sejam úteis e oportunas, nem muito menos de programas preparados sobre a mesa", indicou.

"Inspirando-se no modelo apostólico –acrescentou-, a paróquia se reencontra no encontro com Cristo. Nutrida com o pão eucarístico, cresce na comunhão católica, caminha em fidelidade plena ao Magistério" e "a união constante com Cristo lhe dá forças para comprometer-se no serviço aos irmãos, sobretudo os mais pobres, para os que representa o primeiro referencial".

Depois de destacar a crescente relevância do Pontifício Conselho para os Leigos, promotor da Jornada Mundial da Juventude (Colônia 2005) e o Encontro com os Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades celebrado neste ano na Vigília de Pentecostes na Praça de São Pedro, o Papa expressou seu desejo de que os trabalhos da assembléia sirvam para que "os fiéis leigos sejam cada vez mais conscientes de sua missão na Igreja, especialmente dentro da comunidade paroquial, que é uma ‘família’ de famílias cristãs".