A Plataforma HazteOir.org e o Observatório para a Liberdade Religiosa e de Consciência convocam a uma concentração pacífica de apóio ao Papa Bento XVI que se realizará às 17h horas de amanhã, sexta-feira, em resposta ao dia da ira muçulmana convocado pelo líder islâmico, Yussef al Qaradui.

O evento, que se realizará no Passeio da Castelhana, ao pé da estátua de João Paulo II, pretende ser "uma resposta pacífica e racional à convocatória realizada pelo chefe da União Mundial de Ulemas (Sábios) Islâmicos, o egípcio Yussef al Qaradaui, quem chamou os muçulmanos a ‘expressar sua ira na próxima sexta-feira’ pelo discurso acadêmico que o Pontífice pronunciou no dia 12 último na Universidade de Ratisbona", explicam os organizadores.

Segundo o Presidente do HazteOir.org, Ignacio Arsuaga, "as palavras do Papa foram manipuladas injustamente e utilizadas como estopim para provocar um confronto inexistente entre cristãos e muçulmanos, contando com a conivência e o silêncio cúmplice de alguns políticos europeus".

"Com este ato queremos manifestar explicitamente nosso apoio à liberdade de religião e a Bento XVI, quem em seu discurso na Universidade de Ratisbona não assumiu postura acusatória alguma contra o Islã. Simplesmente se apoiou em um texto do século XIV, para fazer uma profunda reflexão sobre a relação entre a fé e a razão e sobre quão perigoso é sustentar o uso da violência na defesa das próprias crenças", acrescenta.

Finalmente, animam a cidadania a expressar seu rechaço indo a este ato com pôsteres e fitas com as cores da bandeira do vaticano (branco e amarelo) em sinal de cercania com o Santo Padre e de amor à verdade e à liberdade".