Ao receber hoje no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo um grupo de bispos de diferentes países nomeados no último ano, o Papa Bento XVI lembrou aos prelados a necessidade de viver intimamente unidos a Jesus Cristo e tender sem cansaço à santidade para construir dia a dia a comunidade eclesial.

O Santo Padre pediu aos novos prelados que "seguindo o exemplo de Cristo", ao atender cotidianamente seu rebanho, se fizessem "tudo para todos", "propondo a verdade da fé, celebrando os sacramentos de nossa santificação e testemunhando a caridade do Senhor. Acolhei com ânimo aberto a quem chama a vossa porta: aconselhai-lhes, consolai-lhes e sustentai-lhes no caminho de Deus".

"Tende esta solicitude em primeiro lugar com os sacerdotes. Atuai sempre com eles como pais e irmãos maiores que sabem escutar, acolher, consolar e quando for necessário, inclusive corrigir", acrescentou.

Em seu discurso, o Pontífice lembrou aos bispos destacou a importância e urgência de seu ofício de governar. "Este direito e dever do bispo é mais importante do que nunca para que a comunidade diocesana esteja unida e viva em profunda comunhão de fé, de amor e de disciplina com o Bispo de Roma e com toda a Igreja. Que construir a comunhão eclesial –afirmou– seja vosso compromisso cotidiano".

Mais adiante, o Santo Padre se referiu à vida espiritual que deve fundamentar a ação apostólica de um bispo. "A serenidade nas relações, a fineza no trato e a simplicidade da vida são dotes que, sem dúvida, enriquecem a personalidade humana do bispo. O dom total de vós mesmos –acrescentou–, que exige o cuidado do rebanho do Senhor, precisa apoiar-se em uma intensa vida espiritual, alimentada por uma oração pessoal e comunitária assídua".

Finalmente, o Bispo de Roma a ter umas jornadas caracterizadas por "um constante contato com Deus. Viver em união íntima com Cristo vos ajudará a alcançar o equilíbrio necessário entre o recolhimento interior e o esforço exigido pelas várias ocupações da vida, evitando cair em um ativismo exagerado".

"Seguindo a Cristo, o Pastor e Bispo de suas almas vos sentireis impulsionados a tender à santidade sem vos cansar, que é o objetivo fundamental da existência de cada cristão", concluiu.