Em entrevista concedida à Rádio Vaticano, o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rylko, assinalou a respeito da 22° Assembléia Plenária deste dicastério, que se celebra a partir de hoje até 24 de setembro, que a renovação da paróquia "é possível e é tarefa de todos: sacerdotes, leigos, associações e movimentos eclesiais".

Em entrevista concedida à Rádio Vaticano, o Prelado indicou que o tema da Assembléia deste ano é a renovação da paróquia e lembrou que "face às não poucas dificuldades que existem em nosso mundo secularizado, a paróquia ‘conserva e exercita uma missão indispensável e de grande atualidade no âmbito pastoral e eclesial’ (Ecclesia en Europa, 15)".

Do mesmo modo, o Arcebispo afirmou que "hoje em dia se fala e se escreve muito sobre a paróquia, mas com freqüência só se faz para criticar e denunciar" e precisou que com esta assembléia se quis "dar um matiz positivo e propositivo a nossas reflexões e tomar exame aos diversos projetos concretos de renovação da paróquia –já em funcionamentos em várias partes do mundo– que procuram restituir a vitalidade e o ímpeto missionários".

Depois de mencionar alguns desses projetos, como por exemplo o chamado Nova Imagem da Paróquia (NIP), Dom Rylko explicou que a paróquia deve ser, como disse o Papa Bento XVI em sua recente visita à Alemanha, "uma pátria interior da gente, uma grande família em que experimentamos a vida de uma família maior que é a Igreja Universal, aprendendo na liturgia, a catequese e todas as manifestações da vida paroquial a caminhar pelo caminho da vida verdadeira".

"A renovação da paróquia não se pode decretar simplesmente em uma mesa. As mudanças estruturais, embora necessárias, não são suficientes. É preciso uma permanente formação dos leigos em uma fé adulta, um sério programa de iniciação cristã verdadeira e própria dos batizados: O redescobrimento assim do papel do Batismo e da Eucaristia como fonte e cume da vida cristã. por aqui passa a verdadeira renovação de nossas comunidades paroquiais", finalizou o Prelado.