O Presidente do dissidente Movimento Cristão Libertação (MCL), Oswaldo Payá, criticou o Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, por evitar reunir-se com a oposição cubana durante a Cúpula dos países Não Alinhados (NOAL) realizada nesta cidade.

Em 11 de setembro o MCL solicitou formalmente reunir-se com Annan durante sua visita à ilha. Fontes próximas ao Secretário Geral o desculparam alegando que sua viagem se realizava no marco da Cúpula NOAL e não tinha um conteúdo bilateral com Cuba. Entretanto, Annan sim se reuniu com Fidel Castro.

"Isto é o que evitou escutar o honorável senhor Kofi Annan, Secretário Geral da ONU, quando em sua recente visita a Cuba não quis se reunir conosco, os representantes das organizações que defendem os direitos humanos, nem com os familiares dos prisioneiros políticos", afirmou Payá ao denunciar os maus tratos que recebem os dissidentes nos cárceres do país, entre eles Enrique Ferrer García, quem "encontra-se sob grave ameaça e em perigo iminente de ser aniquilado".

O líder dissidente afirmou que a oposição poderia fazer "sobre a base dos fatos, de muitos fatos, uma descrição detalhada da vida infernal a que são submetidos os prisioneiros cubanos, tanto os políticos como os comuns e também da situação de violação permanente dos direitos humanos".

Com respeito aos países que conformam a NOAL, disse que "certamente demonstraram estar desalinhados com a verdade, a liberdade e a justiça"; mas "muito bem alinhados para fazer um pacto que justifique, para não poucos dos países membros desse Movimento, essa faculdade de esmagar seus próprios povos e de comprimir cruelmente aos que levantam a voz para defender os direitos humanos".