Ser é melhor que ter, toda pessoa deve ser tratada com respeito, e a comunicação deve ter como fim o bem comum. Estes são os três princípios éticos que segundo Dom John Patrick Foley, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, devem considerar os publicitários do mundo.

Em sua saudação aos participantes do Congresso Internacional da Federação Mundial de Publicitários que se celebra nesta capital finlandesa, Dom Foley considerou que nas últimas duas décadas, apreciou-se "uma deterioração moral na qualidade de muitos anúncios". dali a necessidade de uma publicidade "honesta e ética responsável", como se afirma no documento do dicastério vaticano "Ética na publicidade", acrescentou.

Entre os maiores riscos das propagandas, advertiu o Prelado, está a sugestão de que "a posse de qualquer bem permite a uma pessoa ser melhor que outra", já que "nossa dignidade não depende do automóvel que dirigimos". "Toda pessoa deve ser tratada com respeito", acrescenta o Arcebispo ao referir-se à mulher quando é tomada como "símbolo sexual".

O Presidente do dicastério vaticano fez um chamado para que nas campanhas eleitorais os publicitários se conduzam com lealdade "para informar aos cidadãos sobre os candidatos e seus programas" e contribuam para "um diálogo inteligente na sociedade".