O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, exortou hoje os fiéis espanhóis a permanecer "firmes, unidos ao Papa, sem medo", durante seu discurso no ato de abertura do ano acadêmico da Universidade Católica de Valência (UCV).

Conforme informa a agência AVAN, Dom García-Gasco, grande chanceler da UCV, assinalou que "estamos recebendo uma sabedoria pura e transparente" do Santo Padre, e acrescentou que "com o Papa e com o Evangelho aprendemos a tolerância frente à intolerância; a liberdade frente à submissão; o humanismo frente ao fanatismo; a consciência frente à violência".

Igualmente, o Arcebispo manifestou que "em Bento XVI nossa época volta a experimentar exemplarmente, uma vez mais, que aqui na terra não existe valor mais sublime que o homem livre, independente e espiritual".

O Arcebispo valenciano explicou que "a razão aberta a Deus é fonte de paz e entendimento entre as culturas, rechaça a violência e promove o verdadeiro progresso e a liberdade dos povos", embora "em muitos ambientes se difunda uma cultura que pretende prescindir de Deus, considerando que a razão não pode ocupar-se de seu conhecimento", lamentou o Prelado.

Mais adiante, Dom García-Gasco lembrou que a "grande tarefa da Universidade é redescobrir constantemente esta amplitude da razão", por isso convidou "a nossos interlocutores a encontrar este grande ‘logos’".

O Arcebispo advertiu que desde o instante em que as religiões "recorrem ao terror para uniformizar e regulamentar as vidas alheias, deixam o terreno do religioso para entrar no da violência e a brutalidade. Até a mais legítima das verdades, se for imposta a outros por meio da violência, converte-se em um grave pecado contra Deus".