Na próxima sexta-feira, 22 de setembro, estreará no México o filme "Karol", cinta que trata sobre a vida de João Paulo II e que foi dirigida pelo italiano Giacomo Battiato e protagonizada pelo ator polonês Piotr Adamczyk.

Em entrevista coletiva, o Bispo do Texcoco, Dom Carlos Aguiar Retes, informou que o filme estreará no México antes que na Polônia. O filme relata a vida de João Paulo II desde que foi eleito Pontífice até sua morte.

Adamczyk, quem se encontrou com João Paulo II, relatou que precisou de três anos para interpretar com toda sua intensidade o Pontífice.

"Não esquecerei o brilho que brotou de seu olhar quando lhe disse que existia o projeto de fazer uma cinta que recolhesse os momentos mais importantes de seu papado e eu seria quem o representaria", recordou.

Para a produção de "Karol" contou-se com o apoio da Santa Sé. Foi rodada principalmente na Polônia mas inclui cenas filmadas no Vaticano.

"Este filme foi feito com a ajuda de muita gente, mas sobretudo com o apoio espiritual de todo o mundo", declarou Adamczyk. Depois da estréia no México, o filme será exibido em outubro na Polônia, terra natal de João Paulo II.