Em um encontro organizado pelo prefeito Roma, Walter Veltroni, altos representantes da Igreja Católica e as religiões islâmica e judaica manifestaram ontem sua aposta no autêntico diálogo entre as religiões monoteístas como "caminho alternativo ao terrorismo e à violência".

No encontro estiveram presentes o Presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Paul Poupard, o Imã da mesquita de Roma, Sami Salém e o rabino chefe desta cidade, Riccardo Di Segni.

Em sua intervenção, o Cardeal francês assinalou que "neste momento difícil, nossa presença aqui quer ser um convite a um autêntico diálogo entre quem acredita em um único Deus. O caminho alternativo ao terrorismo e à violência é o diálogo e este caminho passa pelo reconhecimento das diferenças".

Depois de recordar o convite do Papa Bento XVI no domingo passado ao "diálogo franco e sincero, com um grande respeito recíproco", o Cardeal Poupard destacou que "adverte-se cada vez mais a necessidade do diálogo entre as culturas e religiões, e por isso, o Pontifício Conselho se alegra da iniciativa de hoje".

Durante o ato se apresentou a nova revista inter-religiosa "Conhecer-se e conviver", cujo primeiro número sairá em janeiro de 2007.