O Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, defendeu a dignidade das crianças por nascer e descartou a divisão entre desejados e "não desejados", porque "cada ser humano é um dom e um filho de Deus".

Durante o Te Deum pelo aniversário da independência chilena, o Cardeal recordou que "do ponto de vista do cristianismo, não distinguimos entre as pessoas desejadas e as não desejadas", e que nossa vocação nos leva a amar a todos "como Cristo nos amou".

"Pouco a pouco se fala dos 'filhos desejados' e dos filhos 'não desejados', e não dos filhos que recebemos e acolhemos com todo nosso carinho. A terminologia nasce no âmbito do planejamento familiar. Encerra uma determinada verdade, mas não pode primar como a categoria dominante em nossas relações humanas", advertiu.

Nesse sentido, pediu "estar atentos porque essa é a mesma terminologia que em outros países (...) utiliza-se para justificar o aborto". O Arcebispo assinalou que toda criança por nascer é "uma criatura admirável que precisa ser acolhida embora não tivesse sido 'desejada'", pois "não por isso deixou que ser respeitável e querida". O Cardeal Errázuriz afirmou que todo ser está chamado "a nascer e a desdobrar-se como imagem e semelhança do mesmo Deus".

Finalmente, o Cardeal convidou a agradecer a Deus "pelo modelo de família que nos confiou", cujos membros se formam para viver "o mandamento novo, quer dizer, que ponham todo seu esforço e sua alegria em amar-se como Cristo nos amou". O Arcebispo afirmou que "nesses lares não cresce o mau trato familiar nem a violência na rua e na escola, tão freqüente em muitos países".

O discurso completo se encontra em  www.iglesia.cl