O Arcebispo de Nápoles, Cardeal Crescenzio Sepe, convidou no transcurso da cerimônia de liquefação do sangue de San Genaro (São Januário) na catedral napolitana, a rezar pelo Papa "objeto nestes dias de más e malvadas interpretações".

O milagre da liquefação do sangue de San Genaro se repetiu nesta terça-feira em poucos minutos, o que, segundo a tradição, é sinal de boas notícias para os napolitanos.

O anuncio chegou pelo arcebispo da cidade, que celebrava pela primeira vez a cerimônia e que depois da leitura do Evangelho, às 9h20 horas, exclamou que o sangue do santo começou a se tornar líquido.

Às 9h35, como pede a tradição, o responsável pela capela do tesouro anunciava, levantando um lenço branco que o sangue de San Genaro, tinha ficado completamento líquido.

O anúncio foi acolhido com aplausos e gritos de alegria dos napolitanos, que acompanharam o ato na catedral local, onde se montaram nas naves laterais duas telas gigantes para que todos pudessem acompanhar o milagre.

A liquefação do sangue de San Genaro, padroeiro de Nápoles, celebra-se no dia do aniversário do martírio do santo, que teve lugar no amo 305 D.C. na proximidade do Vesúvio, na cidade de Pozzuoli, durante a perseguição do imperador romano Diocleciano.

O milagre consiste em que um pouco do sangue, que se conserva seco em pó em um pequeno relicário de cristal, fica à vista dos assistentes e este começa a ebulir e a borbulhar de uma forma muito estranha, como se estivesse fresco e tivesse sido recém derramado.

A liquefação ocorre três vezes ao ano: no sábado que precede o primeiro domingo de maio, porque se comemora o traslado das relíquias do santo a Nápoles; hoje 19 de setembro, aniversário de seu martírio; e em 16 de dezembro, dia em que se recorda o aniversário da catastrófica erupção em 1631 do Vesúvio.

Um grupo de cientistas da Universidade de Turim certificou faz anos que a substância contida nas duas ampolas que guarda o relicário é sangue autêntico e que não podiam explicar por que o sangue se torna líquido num determinado dia e logo depois de novo pó, até a precisa data seguinte.