O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, chamou os mexicanos a reconhecer o novo Presidente, Felipe Calderón, e trabalhar com ele porque o país necessita da colaboração de todos.

"Todos os mexicanos têm que reconhecer o Presidente e trabalhar junto com ele. O trabalho desta Pátria não necessita somente de um homem ou de um gabinete por bom que seja, necessita de todos os mexicanos e necessita da oposição. Necessita daqueles que pensam muito distinto ou contrário ao projeto que ganhou", afirmou em uma entrevista citada pelo jornal La Jornada.

Ao término da Missa dominical, o Cardeal explicou que "temos que ser conseqüentes respeitando àquele que o povo mexicano escolheu". Também indicou que são normais os atritos depois de uma eleição, entretanto, pediu respeitar às instituições do país.

Em 5 de setembro o Tribunal Eleitoral do Poder Judicial da Federação declarou Presidente eleito Felipe Calderón (PAN).

Entretanto, neste fim de semana o ex-candidato do PRD, Andrés Manuel López Obrador, proclamou-se "Presidente legítimo" diante de milhares de seus seguidores na capital mexicana, desconhecendo a decisão do ente eleitoral.