O Arcebispo de Barcelona, Dom Lluís Martínez Sistach, lembrou aos pais de família que a educação dos filhos é seu dever primitivo e que os professores ajudam a complementá-la, mas não os substituem.

"Os pais não podem transferir aos professores e à escola sua própria e peculiar responsabilidade de educar os filhos. Isto significa também que os professores não podem substituir os pais, mas sim têm que lhes ajudar e complementá-los na tarefa educativa", afirmou o Prelado em sua carta intitulada "Os pais e a escola".

No texto, Dom Martínez Sistach explica que "os pais confiam à escola e aos professores a educação de seus filhos sem renunciar a sua responsabilidade principal", que nasce como "conseqüência lógica de sua paternidade e maternidade". Acrescenta que por isso é conveniente que se escolha "aquela escola que tem um ideário que coincide com o da família".

Do mesmo modo, chamou uma relação harmoniosa entre escola e pais, necessária "para uma boa educação dos filhos". Advertiu que "constitui um mal muito grande para a boa educação dos filhos e para o bom trabalho dos professores" o fato de que nos possíveis conflitos entre o filho e o professor, os pais "estabeleçam de cara a presunção de razão em favor do filho e não em favor do professor".

"O começo do novo ano escolar convida a toda a sociedade a voltar seu olhar para a escola para valorizá-la e lhe dar o apoio que merece pela função que tem de formar as pessoas", finaliza o documento.