O novo Secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, o Arcebispo Dominique Mamberti, lamentou hoje que se tenha feito “uma leitura apressada” do discurso do papa Bento XVI na Universidade de Regensburgo do passado 12 de setembro e que provocou sérias reações do mundo muçulmano.

Assim o deu a conhecer o prelado francês de origem marroquina em uma entrevista a uma rádio italiana, acrescentando que a seu juízo é a principal razão das polêmicas pelo Islã.

A respeito, adiantou que uma de suas prioridades quando retornar a Roma em outubro, “será levar adiante o diálogo", disse Dom Mamberti.

"A diplomacia é justamente isto, tentar compreender as razões do outro e fazer entender ao outro as próprias convicções", ressaltou.

O Papa Bento XVI nomeou na sexta-feira passada, 15 de setembro a Dom Mamberti, amplamente familiarizado com a realidade muçulmana por seus anos de serviço diplomático no Líbano, Somalia e Eritrea, novo Secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado em substituição do Arcebispo Giovanni Lajolo.