Nas habituais palavras introdutórias à oração do Ângelus, o Papa Bento XVI manifestou hoje estar profundamente triste pelas reações suscitadas por um trecho de seu discurso na universidade de Regensburgo.

Ante numerosos fiéis congregados em Castelgandolfo, o Santo Padre disse estar “profundamente apenado pelas reações suscitadas por uma breve passagem de meu discurso na universidade de Regensburgo, considerado ofensivo para a sensibilidade dos crentes muçulmanos, o qual era uma citação de um texto medieval que não expressa de jeito nenhum meu pensamento pessoal”.

Do mesmo modo, o Pontífice lembrou que ontem “o Senhor Cardeal Secretário de estado fez pública uma declaração em que explicou o autêntico sentido de minhas palavras”.

“Espero –prosseguiu o Pontífice– que isto sirva para acalmar as almas e esclarecer o verdadeiro significado de meu discurso, o qual em sua totalidade era e é um convite ao diálogo franco e sincero, com grande respeito recíproco”.

Ontem, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone tinha adiantado através de uma declaração que o Santo Padre estava "profundamente apenado" porque algumas passagens de seu discurso pudessem ter soado "ofensivos à sensibilidade dos crentes muçulmanos e tenham sido interpretados em modo totalmente não correspondente às suas intenções”.