Os bispos pediram aos cidadãos que tenham paciência e conservem a calma perante os resultados preliminares que dão ao Presidente Hugo Chávez a vitória no plebiscito revogatório de ontem.

O Presidente do Episcopado e Arcebispo da Mérida, Dom. Baltazar Porras destacou o civismo e a serenidade com a que os venezuelanos assumiram a larga jornada eleitoral e pediu ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que ofereça "quanto antes" os resultados definitivos.

"Espero que esta atitude cívica e serena da população se mantenha e que tudo transcorra rápido e tenha resultados quanto antes", afirmou o Prelado.

O Arcebispo considerou que "a participação maciça gera um consenso maior para um futuro de inclusão, fraternidade e solidariedade" e destacou que o grande número de votantes que compareceu às urnas reflete que os venezuelanos desejam que as mudanças "realizem-se em harmonia e respeito de uns com outros".

Por sua vez, o Arcebispo de Valência, Dom. Jorge Urosa Savino, destacou que o mais importante do referendo é que tanto os que percam como os que ganhem demonstrem nobreza sem vingança nem ódios.

“Independentemente dos resultados, o que temos que tentar é superar e rejeitar qualquer tentativa de violência. A violência é a arma da gente que não tem razão, e temos que nos manter em serenidade para que possamos viver em paz”, declarou o Arcebispo.