Nesta manhã, um templo grego ortodoxo na Faixa de Gaza foi alvo de um suspeito ataque com explosivos caseiros. Embora não os responsáveis não tenham sido identificados, algumas fontes vinculam o fato à menção que o Papa Bento XVI fez sobre o Islã em sua recente viagem à Bavária.

A explosão não deixou vítimas mas atingiu um centro juvenil vizinho ao templo.

"É a primeira vez que sofremos um atentado", declarou Artinious Alexious, sacerdote grego ortodoxo do templo. Alexious assinalou que não compreendia o ataque "porque (como ortodoxos) não temos relação alguma com o Papa".

O Primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, anunciou hoje protesta para "expressar a ira palestina pelos comentários que ofenderam ao Islã e aos muçulmanos".

A pequena comunidade cristã de Gaza conta com uns três mil paroquianos entre um milhão e meio de muçulmanos.

Ontem, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, fez uma declaração a propósito da interpretação e reações de alguns representantes muçulmanos sobre o discurso do Papa Bento XVI na Universidade de Ratisbonne, assegurando que seu interesse era rechaçar clara e radicalmente a motivação religiosa da violência e não ofender a sensibilidade dos fiéis islâmicos.