A religiosa húngara Sára Salkaházi, assassinada em 1944 por proteger uma centena de judeus durante a II Guerra Mundial, e o sacerdote italiano Mosé Tovini, quem fora professor do então futuro Papa Paulo VI, serão beatificados neste domingo 17.

Conforme anunciou hoje à Santa Sé, a beatificação da irmã do instituto das Irmãs da Assistência, dada a conhecer no passado 7 de setembro, irá se realizar na Praça da Basílica de Santo Estêvão em Budapeste, Hungria.

No mesmo dia, na Catedral de Brescia (Itália), será beatificado o Servo de Deus Mosé Tovini. Nascido no Cividate Camuno (Itália) em 1877, foi o primeiro de oito irmãos. Sacerdote da diocese de Brescia, em 1904 ingressou na Congregação dos Oblatos.

O sacerdote italiano se especializou na formação de candidatos ao sacerdócio como reitor do seminário de Brescia, onde teve como aluno Giovanni Battista Montini, quem logo seria o Papa Paulo VI. Fomentou a santidade dos sacerdotes e o ensino do catecismo. O P. Tovini foi sobrinho do Beato Giuseppe Antonio Tovini. Faleceu em 1930.